SatoriGT

A GESTALT-TERAPIA

A Gestalt-terapia é inaugurada no contexto de constituição de uma psicologia humanista. O establishment existente nos Estados Unidos, nas décadas de 1940 a 1960, que defendia que o… “capitalismo, o cristianismo e a democracia eram superiores a todos os outros sistemas econômicos, religiosos e políticos e que nenhuma pessoa de bom senso podia negar isso” , foi o cenário fértil para a publicação, em 1951, do livro Gestalt-therapy.

A obra, considerada inaugural da Gestalt-terapia, foi assinada por Frederick Perls, Ralph Hefferline e Paul Goodman. Perls foi psicanalista por mais de quinze anos, Hefferline um intelectual e professor universitário, e Goodman, professor universitário considerado um anarquista, por opor-se à ordem estabelecida2,3. Além destes, a Gestalt-terapia contou com outros pensadores, dentre eles Isadore From e Laura Perls.

FARIA, Nilton Júlio. O ensino da Gestalt-terapia em cursos de graduação em psicologia. Rev. bras. psicoter. 2012; 14(2):41-51

O CENTRO DE ESTUDO E PESQUISAS

SatoriGT – Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde e Educação tem por objetivo o desenvolvimento e a promoção da Fenomenologia, da Abordagem Gestáltica e da Gestalt-Terapia no interior do estado de São Paulo, por meio de um movimento de difusão e pesquisa de orientação fenomenológica, pela promoção de cursos para a capacitação de profissionais das áreas da saúde e educação, treinamento de gestalt-terapeutas, palestras, eventos científicos, publicação de trabalhos teóricos e técnico-científicos, participação em debates e oferta de serviços à comunidade.

Tem, ainda, por objetivo, a ampliação do campo de estudo da fenomenologia e da Abordagem Gestáltica, referenciada em um trabalho multiprofissional e interdisciplinar, com vistas ao desenvolvimento de um modelo de atuação compatível com as tendências contemporâneas de produção de conhecimento e exercício profissional.

SATORIGT

Satori é uma palavra japonesa utilizada por Fritz Perls em diferentes momentos para demostrar a sua compreensão de homem e de psicoterapia. Em Gestalt-terapia Explicada (1977, p. 77) diz o autor: Trata-se de um despertar que, “… De repente o mundo está aí. Você acorda de um transe como acorda de um sonho. Você está todo aí novamente. E o objetivo da terapia, o objetivo do crescimento, é perder cada vez mais sua ‘mente’ e aproximar dos seus sentidos. Entrar cada vez mais em contato com o mundo, ao invés de estar apenas em contato com fantasias, preconceitos e apreensões etc.”

Escolhemos o termo para designar o nosso Centro de Estudos para difundir uma concepção de homem que não é concebida apenas como um intrapsíquico, mas a de um homem em relação e que se constitui a partir dela.

1970

Maria do Carmo Marcello Iannaccone inicia suas práticas psicoterapêuticas, workshops e aulas na Faculdade São Francisco (USF), quando a Gestalt-Terapia ainda era uma novidade no meio acadêmico.

1980

Nilton Julio de Faria, passou a divulgar a Gestalt-terapia em suas práticas profissionais e formação, ministrando aulas na Universidade Metodista de Piracicaba e Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

1990 - 2010

Além das práticas profissionais, ambos buscavam a difusão da Gestalt-terapia na região de Campinas, por meio de grupos de estudos e de supervisão clínica, que funcionavam como treinamento em GT.

2011

Primeira turma do curso de Formação. Desde lá temos desenvolvido, também, minicursos dirigidos a profissionais e estudantes, atividades dirigida ao público em geral e supervisão em atividades de saúde e educação em diferentes contextos.

QUER SABER MAIS?

Conheça mais sobre nossos cursos e atividades permanentes.